Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus

Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus
link para Baixar o livro aki >>> http://www.ajesus.com.br/assets/files/conheca_jesus.pdf

quinta-feira, 10 de abril de 2014

A MORTE DE ACABE


Dizem que quem está no inferno não quer ficar só e este ditado acabou se tornando verdadeiro na vida do rei Josafá.

Como já sabemos, Josafá foi rei de Judá quando a nação estava dividida em dois reinos: Israel e Judá. Josafá reinava em Judá ao mesmo tempo em que Acabe reinava em Israel. Em razão do casamento de um filho de Josafá com a filha de Acabe, Josafá foi visitar o rei de Israel. Foi um erro. Acabe era idólatra, adorava deuses estranhos e perseguia os profetas de Deus e mesmo sabendo disso, Josafá deu ouvidos ao rei de Israel.

Acabe propôs a Josafá uma espécie de aliança militar, com o objetivo de expulsar os sírios que ocupavam o território de Ramote-Gileade e Josafá aceitou, mas primeiro quis saber a opinião de Deus sobre a campanha militar e se dispôs a consultar um profeta do Senhor.

O rei Acabe disse que isso não seria problema e mandou chamar alguns dos falsos profetas de Israel e todos disseram a mesma coisa, que haveria vitória, mas só disseram isso para agradar Acabe, não falaram pelo Senhor. Josafá ficou desconfiado e insistiu que trouxessem Micaías, que era um profeta fiel ao Senhor. Acabe detestava Micaías, porque dizia que ele sempre profetizava coisas ruins para ele, mas, ainda assim e para agradar Josafá, mandou buscar Micaías.

Não deu outra. Mesmo arriscando sua própria vida, Micaías deu o recado de Deus e disse que a batalha contra os sírios seria perdida e que Acabe morreria nela. Acabe ficou furioso e mandou prenderem Micaías no cárcere a pão e água, até que ele voltasse da batalha.

Josafá era um homem de Deus, fiel ao Senhor, porém (não sei por que cargas d’água) resolveu manter a aliança com Acabe e foi para a batalha. Acho que foi um daqueles momentos “Omo” (branco total) que acontece com todo mundo, pelo menos uma vez na vida.

Pois bem. Acabe odiava Micaías, mas sabia que ele era um profeta verdadeiro, que falava pela boca de Deus, então tomou medidas para sua própria segurança e, traiçoeiramente, convenceu Josafá a vestir suas vestes reais na frente da batalha e ele foi mais atrás disfarçado de soldado comum. Que malandro, hein?

A ideia era que se alguém tivesse de morrer, que fosse Josafá, afinal os sírios queriam matar era o rei de Israel e era Josafá quem estava com as suas vestes reais na frente da batalha, assim, até se provar que focinho de porco não é tomada, morreria Josafá e não Acabe. Na verdade o rei dos sírios tinha dado uma ordem aos seus exércitos que não pelejassem contra ninguém, contra nenhum soldado ou general, mas somente contra o rei de Israel, que era seu inimigo pessoal.

Pois bem, lá se foi todo mundo para a batalha contra os sírios. Na frente Josafá vestido com suas roupas reais, Acabe vinha lá atrás, no meio dos soldados e vestido com roupas comuns de soldado. Foi batata! Josafá foi tomado por rei de Israel e foi perseguido pelos sírios, mas ele clamou ao Senhor, pediu ajuda e Deus desviou os sírios de Josafá.

E o que aconteceu com Acabe? Ele continuou disfarçado e não foi reconhecido? Que nada! Com Deus não se brinca e muito menos se engana. Apesar de disfarçado, Acabe morreu vitimado por uma “flecha perdida”, lançada ao acaso, veja: Então um homem armou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça; então disse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. E aquele dia cresceu a peleja, mas o rei de Israel susteve-se em pé no carro defronte dos sírios até à tarde; e morreu ao tempo do pôr do sol.” (2 Crônicas 18:33-34). Viu só?

Acabe achou que poderia driblar a morte anunciada pelo profeta de Deus, ou seja, ele achou que poderia enganar o próprio Deus e disfarçado, não seria morto pelos sírios. Acabe era mau caráter mesmo e fez Josafá de besta, porém sua sentença de morte já estava assinada e carimbada por Deus e uma “fecha perdida” acabou matando o rei de Israel.

Josafá voltou em paz para Jerusalém, mas não escapou do pito, do carão, da bronca de Deus. O profeta Jeú foi ao encontro de Josafá e disse: “Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR. Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus.” (2 Crônicas 19:2-3).

Josafá só não levou um baita castigo, porque ele era fiel ao Senhor e coisas boas foram achadas nele. Na balança de Deus as coisas boas sempre têm um peso maior. Graças a Deus!

Dois reis e duas vidas completamente opostas. Acabe era a idolatria em pessoa, Josafá a fidelidade em essência. Josafá agradou a Deus e Acabe desafiou a Ele mandando matar, encarcerar e destruir os profetas Dele.

Sempre temos pelo menos duas opções na vida e sobre nossas escolhas pesam as consequências, boas ou ruins. A melhor opção é sempre agradar a Deus e só tem um jeito de fazer isso: é reconhecer Jesus como Seu Filho e nosso Salvador, o resto é resto.