Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus

Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus
link para Baixar o livro aki >>> http://www.ajesus.com.br/assets/files/conheca_jesus.pdf

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Jeová-Rohí, o Senhor é o meu Pastor


images (3)

Texto: Salmos 23
 
Quebra-Gelo: Pergunte para os discípulos e para os visitantes: Qual o Salmo mais conhecido da bíblia? 
 
Introdução:
- É sobre este que iremos ministrar na sua vida. O  Salmo 23 é o mais conhecido em todo o mundo o mais lido, o mais recitado de todos, mas será que todas as pessoas que conhecem o Salmo 23, conhecem também o Pastor do Salmo?
- O salmista Davi teve a plena convicção de quem era o Senhor para ele, Como ele diz aqui, "Jeová Rohi" – expressão hebraica, traduzida por "o Senhor é o meu Pastor. Davi conhecia o Senhor Deus como pastor, como o seu pastor.
- Nós  precisamos conhecer a Deus também por este ângulo é muito importante saber que o Senhor é o nosso Pastor. Porque como tal, Ele sempre nos guia pelo caminho certo! Ele nos defende do inimigo com a Sua vara.
- Ele nos puxa para mais perto de si com o Seu cajado, ora para nos acariciar e para também, quando necessário, nos disciplinar...
- Ele não nos deixa desidratados, pois nos leva às águas de descanso. Ele não nos deixa desnutritos, porque comemos dos seus pastos verdejantes.
- Enfim, Jeová Rohí nos apascenta, nos cura, nos faz repousar o Senhor nosso Deus é, verdadeiramente, o Bom Pastor!
- Agora, para que possamos nos beneficiar das palavras proféticas contidas neste Salmo, nós também precisamos ter a mesma certeza, a mesma convicção que Davi teve.
- Convicção  de que somos ovelhas do Senhor e que Ele é o nosso Pastor.
- Precisamos ter uma convicção que nos leve a declarar como o Sábio Salomão:  "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu" (Ct 6.3). Uma convicção tal que sejamos levados a dizer: "O Senhor é o meu Pastor".
- Porque todo este Salmo só é real, só faz sentido, para pessoas, que por assim dizer, tornaram-se ovelhas, e Deus o Pastor delas.
Há duas questões que precisamos aprender neste Salmo:
A primeira lição é:
1. O Salmista Declarou ser ovelha do Senhor
- A pergunta é: Você já se certificou de ser ovelha do Senhor?
- A maneira de como você vive  pode certificar se você é uma ovelha de Deus ou não, as ovelha é  uma pessoa que pertence a Deus e que é guiada por Ele,  é verificando se o seu coração, traz as marcas do Senhor, como o seu legítimo dono.
- Porque todo rebanho tem a marca do seu dono, elas ficam tatuadas no couro, são gravadas a ferro quente, estão lá, para certificar que aquele animal é de propriedade deste ou daquele senhor.
- O Apóstolo Paulo declarou aos gálatas: "...trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus" (Gl 6.17).
- Para você dizer "O Senhor é o meu Pastor", você precisa ter se tornado ovelha dEle.
- Aí, então, poderá declarar: "Jeová Rohí – O Senhor é o meu Pastor".
A  segunda lição que precisamos aprender:
2. O Salmista Declarou Que nada iria lhe Faltar
- Se pararmos para pensar no nosso dia-a-dia, costuma faltar tantas coisas: as vezes falta dinheiro, falta trabalho, faltam amigos, falta gasolina, falta gás, luz, falta água etc.
- algumas pessoas, falta o marido ou esposa, para outras, falta saúde, enfim, no dia-a-dia é bastante comum passarmos falta de muitas coisas.
- Meus irmãos, será que o salmista Davi exagerou na declaração que fez?
- Será que esta parte da Bíblia "nada me faltará" significa mesmo "nada me faltará"? Aqui ele se manifesta como o provedor.
- Sendo Deus o nosso Pastor, o que é que não vai faltar para nós?
- No v.2, aprendemos que, em primeiro lugar, como Bom Pastor que é, Deus não deixará que nos falte o Seu cuidado.
- Aqui no v.2 está escrito, que Jesus sempre levará as suas ovelhas a pastos verdejantes, a águas tranqüilas e a um bom descanso a fim de que o vigor delas, a força delas, seja restaurada.
- Então, veja: este pastor, que o Senhor Deus é, cuida com muito zelo de cada ovelha do Seu rebanho.
- Mas ela diz: "Jeová Rohí - o Senhor é o meu pastor e nada me faltará... Não vai me faltar o cuidado de Deus". Aleluia!!
- Outra coisa que Jesus não deixará que falte às Suas ovelhas, é a direção. Deus mesmo é quem guia as Suas ovelhas...
- O v.3 diz que Jesus guia as Suas ovelhas nas veredas da justiça, isto é, pelos caminhos certos.
- Como rebanho dirigido pelo próprio Senhor, guiado pelo próprio Deus, nós nunca entraremos num beco-sem-saída, nós nunca ficaremos perdidos – porque o Senhor nosso Deus, somente nos guia por veredas da justiça.
- O v.4 fala que a ovelha de Jesus, mesmo quando andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto, ela não temerá o perigo, porque o Senhor estará ali com ela!
- Portanto, esse verso diz que o Senhor não deixará faltar orientação nenhuma ao Seu rebanho, porque Ele mesmo, estará com cada uma das Suas ovelhas.
- Agora não esqueça: ovelha longe do aprisco, se torna presa fácil do lobo, por isso não podemos faltar célula, discipulado, cultos.
- Outra coisa que o Senhor, nosso Bom Pastor, não deixará faltar às Suas ovelhas, é: a Sua Presença.
- As ovelhas, o salmista Davi sabia, elas estavam sempre sujeitas a cair num vale, estavam também sempre sujeitas aos ataques de animais ferozes, e por serem muito frágeis, então, necessitavam de defesa e de proteção constantes.
- Um dos fatos mais estranhos com relação às ovelhas, é que são animais extremamente sensíveis,  é quase impossível fazer com que uma ovelha se deite, a menos que se satisfaçam quatro condições: que elas estejam plenamente tranqüilas, sem temores, que não hajam atritos com outras ovelhas que não hajam moscas importunando,  e que não estejam com fome.
- Enfim, uma ovelha somente se deitará se ela estiver em plena segurança, sem temores, sem tensões e sem fome.
- Pessoas que são ovelhas de Jesus, não deixaram de ser pessoas comuns e frágeis, mas, porque agora são do rebanho de Jesus, (elas são alvo predileto do diabo – sofrem ataques).
- Não podemos poupar o lobo, por que  senão iremos  sacrificar as ovelha.
- Ah! é lindo o momento em que Davi, diz neste Salmo 23, "Tu estás comigo!"
- Porque nada tranqüiliza mais uma ovelha do que a presença do pastor junto a ela.
Conclusão
- Assim se dá com o rebanho de Deus, a presença de Deus tira o medo, tira o pânico, tira o receio do desconhecido.
- E que ouçam os nossos inimigos... que ouçam todos os espíritos de medo, de pânico, de intranqüilidade... que todos ouçam em alto e bom som, o que nós afirmamos: O Senhor nosso Deus está conosco – Jeová Rohí é o seu nome e de nada, absolutamente nos faltará.
- Vale a pena fazer parte do rebanho de Deus, porque Ele realmente é o Bom Pastor
 
Fonte: http://ibbosqueczs.com.br/mais_mensagem_da_celula.php?id=98

Nenhum comentário:

Postar um comentário