Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus

Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus
link para Baixar o livro aki >>> http://www.ajesus.com.br/assets/files/conheca_jesus.pdf

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A ARCA ALIANÇA VERSUS DAGOM


Deus não precisa de defensores, de zeladores de Sua Obra, Ele mesmo é quem se defende e zela por Sua Obra por toda a face da terra. Deus é Deus e sabe de todas as coisas e lê mentes e corações e sabe das intenções por trás das máscaras, das aparências, das atitudes. Deus operou muitos milagres no Velho Testamento, mas tem uma passagem que é tremenda e que fala do nosso Deus que não precisa de defensores, que zela pelo Seu próprio nome.

Os filisteus se organizaram para combater Israel. Na época Eli era o sacerdote já idoso, cego, pesado e ele passou o sacerdócio a seus dois filhos que não eram um exemplo de conduta. Samuel começava no ministério de profecia e ainda estava sob a autoridade de Eli. Houve uma grande batalha e os filisteus prevaleceram contra Israel e feriram uns quatro mil homens.

Quando os soldados voltaram ao arraial de Israel, perguntaram aos anciãos a razão da derrota e chegaram à conclusão que deveriam levar a Arca da Aliança de Siló até o arraial dos hebreus e assim foi feito.  Quem levou a Arca foram os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias. Fizeram mal, a Arca não era itinerante, não podia ser levada de um lado ao outro a não ser com a autorização de Deus e eles não pediram permissão, foram lá e pegaram a arca.

Quando a Arca chegou ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, gritou tão alto que os filisteus ouviram e sentiram a terra tremer e ficaram impressionados. Os filisteus souberam que era a Arca do Senhor Deus de Israel que estava no meio do arraial dos hebreus e temeram grandemente e disseram que Deus estava no meio do arraial e se lamentaram: “Ai de nós! Tal nunca jamais sucedeu antes. Ai de nós! Quem nos livrará da mão desses grandiosos deuses? Estes são os deuses que feriram aos egípcios com todas as pragas junto ao deserto.” (1 Samuel 4:7-8).

É, meu amigo, a situação dos filisteus era sinistra mesmo. Se o Deus de Israel de longe fez o que fez no Egito, imagine no meio do arraial? Parece que a coisa iria ficar feia para os filisteus e eles temeram muito o Deus de Israel, mas eles reagiram. O raciocínio dos filisteus era lógico, se eles não vencessem logo Israel, acabariam escravos dos hebreus e isso não era nada interessante.

Os filisteus resolveram pelejar de pronto contra Israel, a presença da Arca ao mesmo tempo que os fazia temer, também era um incentivo para lutarem até a morte, para não cair nas mãos dos israelitas. Deu certo. Os filisteus pelejaram como nunca e feriram Israel. Trinta mil homens de Israel morreram naquele dia nas mãos dos filisteus, inclusive os filhos de Eli. Pior. Eles tomaram a Arca da Aliança das mãos dos israelitas.

Para a nação Israel aquele foi um dia terrível e logo chegou um mensageiro a Siló avisando da grande derrota, das mortes e da Arca da Aliança perdida para os filisteus. Quando Eli (que tinha 98 anos) soube de tudo caiu da cadeira na porta de sua casa e morreu.

Os filisteus levaram a Arca da Aliança para Asdode e a puseram na casa do deus Dagom, juntinho da imagem de Dagom. No dia seguinte, quando os filisteus acordaram e foram à casa de Dagom, viram que a estátua do deus deles estava estatelada no chão, com o rosto em terra, diante da Arca da Aliança. Eles tornaram a levantar a estátua de Dagom.

No dia seguinte, lá estava a estátua de Dagom caída de novo, com rosto em terra diante da Arca da Aliança, só teve mais um probleminha, a cabeça da estátua e suas mãos estavam cortadas e sobre o limiar do templo (na entrada, na soleira da porta). De Dagom só ficou o tronco mesmo. Isso foi só o começo.

A mão de Deus pesou sobre os habitantes de Asdode e Ele os feriu com hemorroidas. Era uma vergonha generalizada e os filisteus temeram ao Deus de Israel e resolveram que não poderiam ficar com a Arca da Aliança, porque ela estava destruindo até o deus deles, o tal de Dagom.

Interessante é o que disseram os filisteus: “Não fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mão é dura sobre nós, e sobre Dagom, nosso deus.” (1 Samuel 5:7). Os filisteus estavam preocupados com eles e com o deus deles. Dagom estava desmoralizado, a Arca do Deus de Israel desarrumou o templo dele e ainda cortou as mãos e a cabeça do “deus” Dagom. Viram só? Dagom era “deus”, mas não podia defender nem a ele próprio, precisava de defensores, precisa que alguém tomasse uma providência contra O DEUS DE ISRAEL. Que diferença do nosso Deus, que não precisa de defensores e cuida e zela por cada um de Seus servos no mundo inteiro.

Pois bem. Os filisteus reuniram todos os seus príncipes para decidir o que fazer da Arca da Aliança e eles decidiram enviá-la até Gate. Os filisteus só transferiram o problema de lugar, porque em Gate o vexame continuou e Deus feriu com hemorroidas todos os homens da cidade, do pequeno ao grande. Mandaram a Arca da Aliança para outra cidade, Ecrom, foi a mesma coisa, de sorte que os filisteus resolveram enviar a Arca de volta à Israel, porque o vexame era grande, os homens que não morriam, eram feridos com hemorroidas.

A Arca da Aliança foi devolvida à Israel em Bete-Semes e os hebreus se alegraram muito com a Arca, porém muita coisa ainda estava por acontecer até que a Arca foi levada por Davi para Jerusalém, mas isto é outra história.

A Arca era o símbolo da presença de Deus no meio do Seu povo. Dentro da Arca estavam alguns objetos que lembravam aos hebreus alguns dos milagres que Deus operou no meio deles. Apesar de tantos milagres e maravilhas feitas aos Hebreus desde sua saída do Egito, a rebeldia do povo era um fato. Parece que sofriam de amnésia, não se lembravam de tudo que Deus fez por eles, mas isso não é coisa do passado.

Nós somos ingratos e esquecidos das maravilhas que Deus fez e faz todos os dias em nossas vidas. O bem é fácil de esquecer. Todos os dias recebemos a proteção da sombra do onipotente, saímos e voltamos apesar da violência que assola das grandes cidades até os rincões mais esquecidos do país. Depois de passarmos por um grande deserto da vida, não sabemos explicar como não morremos, como nos alimentamos, como resistimos às pressões e não temos explicação. Foi Deus quem nos alimentou, protegeu e cuidou pelo caminho, falo por experiência própria.

Temos um Deus que não precisa de nossa proteção, que nos protege e guarda. Temos um Deus que toma vingança por nós, que transforma a maldição em bênção, que nos desvia do mal, que mandou Seu único Filho para nos resgatar dos nossos pecados e nos levar para Ele próprio. O problema é que nem sempre reconhecemos Sua grande proteção, Seu sustento em todos os sentidos e muitos sequer reconhecem o sacrifício de Jesus. Acredite, as promessas de Deus são para você e para mim e a salvação é para hoje, não deixe para amanhã.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Os Inimigos da Oração

Os Inimigos da Oraçao

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.1-4).
Existem seis armas terríveis que o Diabo usa para paralisar a vida de oração dos crentes:

1. Cansaço!

Como é paralisante o cansaço que o impede de perseverar na oração! Mas é justamente na oração que você supera esse estranho cansaço, pois a Bíblia diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.29,31). Entregue-se à oração, e você encontrará o descanso verdadeiro.

2. Distração!

Você não consegue se concentrar? Outros pensamentos vêm à sua mente quando você quer orar? Durante a oração, de repente você percebe que seus pensamentos estão bem longe? Essas são armas do inimigo que você derrota orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”. Ore com voz forte e audível, e as distrações não terão poder sobre você!

3. Inquietação interior

Uma inquietação inexplicável tomou conta de você? Justamente dessa inquietação é que você pode se livrar quando ora. Seja qual for a causa – pecado, nervosismo ou incredulidade – a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22). E mais: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11). Somente na oração você receberá ajuda para se libertar da inquietação de seu coração.

4. Pressa

A arma que Satanás provavelmente usa com mais sucesso contra os que querem orar é a pressa. O que diz a Escritura em Eclesiastes 8.3a? “Não te apresses em deixar a presença dele.” Não devemos ter pressa em deixar a presença do Senhor. Qual é a causa de sua pressa? A montanha de trabalho que espera por você! Seu trabalho parece não ter fim? Mas é justamente na oração que você recebe as condições para fazer seu trabalho bem feito e com rapidez. Quanto mais tempo você ora, mais trabalha. Sei muito bem que isso contraria nossa lógica, mas milhares de experiências confirmam essa receita, e a Bíblia diz em Isaías 55.2-3a: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.” Através da oração constante, suas tarefas diárias serão supridas pelas fontes divinas de força. Admirado, você reconhecerá que o tempo que passou em oração fervorosa foi a melhor maneira de usar seu tempo, e a terrível arma da pressa terá perdido seu poder destrutivo sobre você.

5. Desânimo

O desânimo é uma arma que neutraliza muitas pessoas que oram. Desânimo é começar e parar. Desanimar é não olhar para longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Esse olhar para cima, para Jesus, é desviar o olhar das coisas visíveis ao nosso redor e voltá-lo para Jesus – voltar-se para Ele orando! Você está desanimado por causa de sua fraqueza espiritual, desanimado por seus fracassos, desanimado pela dureza de coração das pessoas, desanimado pelas tristes circunstâncias em que vive? Paulo exclama em 2 Coríntios 4.8 que em tudo ficamos “perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Isaías conclama: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará” (Is 35.3-4). Existe apenas um meio de nos livrarmos do desânimo e do desalento em nosso coração: através da oração. Enquanto escrevo estas linhas, parece que poderes das trevas tentam me impedir de dizer as coisas como elas são. Sei que Satanás faz todo o possível para deixar você tão desanimado a ponto de não conseguir crer que a oração de fato lhe abre as fontes divinas. Mas em Nome de Jesus esses poderes estão derrotados! Suplico a você que está desanimado: Ore! Faça hoje um novo começo! Diga em voz alta: “Eu escolho a vontade de Deus e, em Nome de Jesus, rejeito a vontade de Satanás”. A vontade de Deus é que você ore. A vontade de Satanás é que você se cale.

6. Preguiça

A preguiça é uma arma traiçoeira que Satanás usa contra aqueles que desejam se tornar pessoas de oração. É a arma da carne, a sensação de impotência. Você se ajoelha, quer orar, mas não consegue dizer uma única palavra. Tudo parece muito difícil. A carne não consegue orar. Como você consegue se livrar dessa incapacidade e dessa preguiça? A resposta é: ore com a Bíblia! Leia em voz alta as promessas que falam da oração. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7.7). Diga simplesmente a Deus: “Senhor, não consigo pedir, mas Tu dizes na Tua palavra que eu devo pedir, pedir com perseverança”. Exponha a Ele toda a sua miséria. Não fique calado! E enquanto você fala com Ele e lê Sua Palavra, de repente perceberá a faísca da oração acendendo seu coração, fazendo desaparecer sua preguiça e sua indolência, e suas orações alcançando o trono da graça.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O que é Pedra Angular?


Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção.
A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção.
pedra-angular
No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.
No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual (Jesus Cristo, o Messias), conforme se lê: "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular". A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme a planta divina, foi Jesus Cristo.
Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.