Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus

Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus
link para Baixar o livro aki >>> http://www.ajesus.com.br/assets/files/conheca_jesus.pdf

domingo, 20 de janeiro de 2013

Oito princípios para lidar com estresse!!!



Jesus Cristo vivia constantemente sob pressão. Seu tempo era exigido ao extremo; raramente tinha um pouco de privacidade; era constantemente interrompido; uma das coisas mais comuns em sua vida era ser mal interpretado, criticado e ridiculariza­do. Ele sofria uma pressão tão grande que, se algum de nós estivesse na mesma situação, certamente sucumbiria.
Contudo, ao observarmos a vida de Cristo, percebemos ra­pidamente que ele continuava em paz, mesmo sob pressão. Nunca estava com pressa. Estava sempre tranquilo. Havia uma calma tão grande em sua vida que lhe permitia lidar com uma quantidade enorme de estresse. Como ele conseguia fazer isso? Sua vida estava firmada em sólidos princípios de controle de estresse. Se entendermos e aplicarmos os princípios, descritos a seguir, em nossa vida, sofreremos menos pressão e desfruta­remos de mais paz interior.
Identificação: saiba quem você é!
Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12). "Eu sou a porta" (10.9); "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (14.6); "Eu sou o bom pastor" (10.11); "Sou Filho de Deus" (10.36). Cristo sabia quem ele era!
O primeiro princípio para lidar com o estresse na vida é este: saiba quem você é.Eo princípio da identificação. Jesus disse: "Eu sei quem sou. Eu testifico de mim mesmo". Isso é essencial para controlar o estresse porque, se você não souber quem é, permitirá que outros o manipulem e o pressionem para você ser alguém que não é.
Muito do estresse presente em nossa vida resulta do fato de usarmos máscaras, de iludirmos os outros, de vivermos vidas du­plas ou de tentarmos ser alguém que não somos. A insegurança sempre produz pressão e, quando estamos inseguros, sentimo-nos pressionados a fingir e a nos conformar. Estabelecemos padrões irreais para nossa vida e, ainda que nos esforcemos ao máximo, não conseguimos atingir aqueles padrões. O resultado, natural­mente, é tensão e pressão. A primeira atitude para controlar o estresse na vida é saber quem sou. Eu sei quem sou quando sei a quem pertenço. Sou filho de Deus. Não fui colocado na Terra por acaso, mas, sim, com um propósito. Sou profundamente amado por Deus. Sou aceito por ele. Ele tem um plano para minha vida e, porque ele me colocou aqui, sou importante.
E porque ele colocou você aqui, você é importante. Você pre­cisa saber quem é para poder lidar com o estresse. Enquanto não resolver essa questão, será pressionado pela insegurança.
Dedicação: saiba a quem você está procurando agradar
O segundo princípio de controle do estresse, que observamos na vida de Jesus, encontra-se em João 5.30: "Por mim mesmo, nada posso fazer; eu julgo apenas como ouço, e o meu julgamento é justo, pois não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou".
O princípio é este: saiba a quem você está procurando agradar. Você sabe que não pode agradar a todos pois, quando conseguir agradar a um grupo, outro grupo estará furioso com você. Nem mesmo Deus agrada a todos; portanto é tolice tentar fazer algo que Deus não faz!
Jesus sabia a quem estava procurando agradar; ele não tinha dúvidas: "Eu vou agradar a Deus Pai". E o Pai respondeu: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.17).
Quando não sabemos a quem estamos tentando agradar, caí­mos em três situações: na crítica (porque ficamos inquietos quan­to àquilo que os outros vão pensar de nós), na competição (por­que ficamos preocupados com a possibilidade de alguém nos passar a perna) e no conflito (porque passamos a nos sentir ameaçados quando alguém não concorda conosco).
Se eu buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justi­ça, então todas as outras coisas de que necessito para viver me serão acrescentadas (Mt 6.33). Isso significa que, se meu alvo for agradar a Deus, minha vida será simplificada. Sempre farei a coisa certa aquilo que agrada a Deus sem me importar com o que os outros pensam.
Adoramos colocar a culpa de nosso estresse nas outras pes­soas: "Você me fez... Eu tenho de... Eu tinha de". Na verdade, existem poucas coisas na vida (com exceção do trabalho) que realmente temos de fazer. Quando dizemos: "Eu tenho, Eu devo e Eu devia", estamos de fato dizendo: "Eu opto por fazer porque não quero sofrer as conseqüências". Dificilmente alguém nos obriga a fazer algo; portanto, de modo geral, não podemos culpar os ou­tros por nosso estresse. Quando nos sentimos pressionados, esta­mos optando por permitir que outros nos coloquem sob pressão. Não somos vítimas, a não ser quando nos permitimos ser pressio­nados pelas exigências de outros.
Organização: saiba o que você quer realizar
Aqui está o terceiro princípio para lidar com o estresse: "Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou" (Jo 8.14).
 O prin­cípio é este: saiba o que você quer realizar. Cristo disse: "Sei de onde vim e para onde vou". Se você não planejar sua vida e estabelecer prioridades, então você será pressionado por aquilo que outros pensam ser importante.
No dia-a-dia, ou você estabelece prioridades, ou vive sob pres­são. Não há outra opção. Ou você decide o que é prioritário na sua vida, ou permite que outros lhe digam o que é mais impor­tante. Se você não estabelecer prioridades, certamente viverá sob pressão.
E muito fácil vivermos sob a tirania daquilo que é urgente e chegarmos ao fim do dia pensando: "Será que realmente fiz algu­ma coisa?
Gastei muita energia e concluí muitas tarefas, mas rea­lizei algo importante?" Muita atividade não implica necessaria­mente produtividade. É possível que você esteja andando em círculos sem realizar nada.
A preparação traz-nos tranquilidade. Em outras palavras, "a preparação evita a pressão, mas a procrastinação produz pressão". Uma boa organização e uma boa preparação reduzem o estresse porque você sabe quem você é, sabe a quem está procurando agradar e sabe o que quer realizar.
Ter objetivos claros simplifica muito a vida. Passe alguns minutos, todos os dias, em oração, conversando com Deus. Olhe sua agenda e decida: "E assim que realmente quero gastar um dia de minha vida? Desejo gastar 24 horas de minha vida nestas atividades?".
Concentração: concentre-se em uma coisa de cada vez
Algumas pessoas tentaram desviar Jesus de seus planos. Tenta­ram desviá-lo do objetivo de sua vida. Certa manhã, Jesus foi a um lugar deserto para ficar só. Mas as pessoas foram até lá para procurá-lo e, quando o encontraram, "insistiram que não as dei­xasse" (Lc 4-42). Ele estava prestes a partir, mas elas tentaram fazê-lo ficar.
Mas a resposta de Jesus foi: "É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus em outras cidades também, porque para isso fui enviado" (v. 43). Ele se recusou a ser atrapalhado por questões menos importantes.
O quarto princípio para controlar o estresse é: concentre-se em uma coisa de cada vez- E o princípio da concentração. Jesus foi um mestre nesse princípio. Parecia que todos tentavam interrompê-lo; todos tinham um plano B para ele. Mas Jesus respondia: "Des­culpe-me, mas preciso seguir em direção ao meu objetivo". Ele continuava fazendo exatamente aquilo que sabia que Deus lhe ordenara fazer: pregar o Reino de Deus. Ele era determinado. Era persistente. Jesus concentrava seus esforços.
Somos ineficientes quando dispersamos nossos esforços. Quan­do concentramos nossos esforços, somos mais eficientes. Luz difusa produz pouco brilho, mas luz concentrada produz fogo. Use uma lupa para concentrar a luz em uma folha seca, e a folha pegará fogo. Sem a lupa, a luz não terá nenhum efeito, mas a lente con­centra a luz e gera poder. Jesus Cristo não permitiu que as inter­rupções o impedissem de concentrar-se em seu objetivo; ele não permitiu que outros o deixassem tenso, estressado ou irritado.
Delegação de autoridade: não tente fazer tudo sozinho
Um dia "Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele" (Mc 3.13). Ele escolheu doze homens, aos quais designou apóstolos, para que estivessem com ele e pudessem ser enviados a pregar. Em outras palavras,
Jesus delegou sua autoridade. Este é o quinto princípio: não tente fazer tudo sozinho. Utilize-se do princípio da delegação de auto­ridade.
Você sabe por que ficamos irritados e tensos? Porque pensa­mos que tudo depende de nós. Aqui estou eu, Atlas*, carregan­do os problemas do mundo estão todos em meus ombros. Se eu os largar, o mundo vai desmoronar. Mas, quando realmente os libero, o mundo não desmorona! Jesus chamou e treinou doze discípulos para que com eles pudesse dividir a carga. Ele delegou trabalho. Ele fez que outras pessoas se envolvessem.
Por que não delegamos atividades? Por que não envolvemos outras pessoas? Por que tentamos fazer tudo sozinhos? Por duas razões. A primeira delas é o perfeccionismo. Pensamos: "Se quero algo realmente bem feito, preciso fazer eu mesmo". Essa é uma boa idéia, mas ela geralmente não funciona bem, porque existem coisas demais para serem feitas. Simplesmente não temos tempo para fazer tudo. Essa idéia é, na verdade, uma atitude egoísta que diz: "Ninguém absolutamente ninguém pode fazer isto tão bem quanto eu".
Você acha que Jesus teria feito um trabalho melhor que seus discípulos? E claro que sim. Mas ele permitiu que os discípulos fizessem o trabalho, mesmo sabendo que teria feito melhor. Preci­samos permitir que os outros cometam alguns erros. Não roube a oportunidade de outros aprenderem!
A outra razão pela qual não delegamos atividades é a nossa insegurança. "O que acontecerá se eu passar essa responsabilida­de para alguém e essa pessoa realizar um serviço melhor?" Para nós, esse pensamento é um tanto ameaçador. Mas você não pre­cisa sentir-se ameaçado por tal possibilidade se souber quem você é, a quem está procurando agradar, o que quer realizar e em que deve concentrar-se. É preciso envolver outras pessoas se você quiser ser eficiente, pois não há como concentrar-se em mais de uma coisa e, ainda assim, ser eficiente.
Meditação: faça da oração um hábito pessoal
Com muita frequência, Jesus levantava-se "de madrugada, quan­do ainda estava escuro" e ia "para um lugar deserto" para orar (Mc 1.35). O sexto princípio para controlar o estresse é: faça da oração um hábito pessoal. Este é o princípio da meditação. A ora­ção é um poderoso antídoto contra o estresse. E uma ferramenta dada por Deus para que você possa livrar-se de suas ansiedades. Independentemente de quão ocupado pudesse estar, Jesus tinha como prática habitual passar algum tempo com Deus.
Se Jesus reservava um tempo para orar quando estava ocupado, quanto mais eu e você precisamos orar! Algum tempo em silêncio, sozi­nho com Deus, pode servir de sala de descompressão para o es­tresse da vida. Conversamos com Deus em oração, contamos a ele o que se passa em nossa mente e deixamos que ele fale conosco enquanto lemos a Bíblia.
Muitos de nossos problemas devem-se a nossa incapacidade de permanecer em silêncio. Nós simplesmente não sabemos ficar quietos. Na maioria das vezes, não conseguimos ficar no carro por cinco minutos sem ligar o rádio.
Se você chega a sua casa e percebe que está sozinho, qual é a primeira coisa que faz?
 (Provavelmente liga a TV). O silêncio deixa-nos desconfortáveis. Contudo Deus diz: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus" (SI 46.10; RA). Uma das razões pelas quais muitas pessoas não conhecem Deus pessoalmente é a de que elas não conseguem se aquietar. Estão ocupadas demais para se aquietarem e pensarem.
Alguém disse certa vez: "Parece ironia, mas, quando o ho­mem se perde, ele duplica sua velocidade". É como o piloto da Força Aérea que, durante a Segunda Guerra, sobrevoava o Pací­fico. Quando entrou em contato com a torre, o controlador per­guntou-lhe:
Onde você está?
Não sei respondeu o piloto mas estou batendo o re­corde de velocidade!
Muitas pessoas são assim: passam a vida correndo sem saber para onde estão indo. Precisamos iniciar nossa manhã com ora­ção, como Jesus fazia, e depois, ao longo do dia, devemos parar e orar novamente para recarregar nossa bateria espiritual.
Recreação: separe tempo para desfrutar a vida
Certa vez os doze discípulos de Jesus reuniram-se em torno dele e contaram-lhe tudo o que haviam feito e ensinado. Devido ao grande número de pessoas que iam e vinham, não tiveram tempo nem mesmo para comer. Então, Jesus lhes disse: "Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco" (Mc 6.31). O sexto princípio para controlar o estresse é: separe tempo para des­frutar a vida. E o princípio do descanso e da recreação. Jesus olhou para aqueles homens que haviam trabalhado duro e sem descan­so e disse: "Vocês merecem uma folga hoje. Vamos descansar. Vamos parar um pouco". Então, eles entraram num barco, rema­ram até o outro lado do lago e foram descansar no deserto.
Uma das razões para Jesus suportar o estresse era a de que ele sabia quando descansar. Não raro ele ia às montanhas ou ao de­serto para descansar.
Descanso e recreação não são opcionais. Aliás, a importância do descanso é tão grande que Deus o incluiu nos Dez Manda­mentos. O sábado foi feito para o homem porque Deus sabe que a nossa constituição física, mental e emocional necessita de pausas periódicas.
Transformação: entregue seu estresse a Cristo
 O oitavo princípio para podermos controlar o estresse é um do qual Jesus não necessitava, porque ele é o Filho de Deus; nós, porém, necessitamos dele, pois somos meramente humanos. Jesus diz: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarrega­dos, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11.28-30). Portanto o último princípio para controlarmos o estresse é: entregue seu estresse a Cristo. Você nunca desfrutará completamente a paz interior até que tenha um relacionamento com o Príncipe da Paz.

Jesus não disse: "Venham a mim e eu lhes trarei mais culpa, mais fardos, mais estresse e mais preocupações" ainda que pareça ser isso o que muitos ensinam! Algumas igrejas tendem a aumentar a pressão em vez de aliviá-la. Mas Jesus disse: "Eu que­ro lhe dar descanso. Sou eu quem alivia o seu estresse. Quando você estiver em harmonia comigo, eu lhe darei força interior". Cristo pode transformar sua vida estressada numa vida plena de satisfação. Nossa maior fonte de estresse é oriunda da tentativa de vivermos separados daquele que nos criou, de trilhar nossos próprios caminhos e de sermos nosso próprio deus.
Do que você precisa? Se você nunca entregou sua vida a Cris­to, necessita de uma transformação. Entregue a ele a sua vida, com todo seu estresse, e peça: "Senhor, por favor, dê-me uma nova vida. Substitua a pressão que sinto, pela paz que o Senhor oferece. Ajude-me a seguir os princípios que o Senhor ensina para controlar o estresse".
Autor: Rick Warren

Um comentário:

  1. Parabéns Daniel, essa publicação me ajudou bastante e tenho certeza q ajudará a muitas pessoas!
    Muito orgulho do meu sobrinho!!!
    Tia Nena.

    ResponderExcluir