Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus

Participe ativamente desse esforço distribuindo e espalhando a Boa-Nova de salvação em Cristo Jesus
link para Baixar o livro aki >>> http://www.ajesus.com.br/assets/files/conheca_jesus.pdf

domingo, 20 de janeiro de 2013

Vencendo a solidão!



A solidão é um dos sentimentos mais terríveis que uma pessoa pode ter. Às vezes você pode sentir que ninguém o ama, que ninguém nem mesmo se importa se você existe.
Não é preciso sequer estar sozinho para se sentir solitário: você pode se sentir sozinho no meio de uma multidão. Não é o número de pessoas ao seu redor que determina a solidão; é o seu relacionamento com elas. No mundo urbano em que vive­mos, nunca as pessoas viveram tão próximas e se sentiram tão distantes ao mesmo tempo.
Alguém pode ser rico e solitário?
Pergunte a Howard Hughes. Alguém pode ser famoso e solitário?
Pergunte a Michael Jackson.
Alguém pode ser bonito e solitário? Pergun­te às estrelas de cinema que pensam em cometer suicídio.
Alguém pode ser casado e solitário? Pergunte às pessoas que casaram devido à solidão e que, alguns anos depois, se divor­ciaram pela mesma razão.
Todo mundo sofre de solidão em algum momento da vida, mas há causas e curas distintas para esse mal. Às vezes, nós mesmos nos conduzimos à solidão, mas, em outros momentos, vivemos situações inevitáveis além do nosso controle. Era numa dessas condições que o apóstolo Paulo estava quando escreveu sua se­gunda carta a Timóteo (provavelmente a última que ele escre­veu) . Paulo era um idoso prestes a morrer quando escreveu, de uma prisão em Roma, ao seu bom amigo Timóteo, insistindo que, por ser mais moço, viesse visitá-lo, pois estava só.
Transição
Há quatro causas básicas para a solidão.
A primeira são as tran­sições da vida.
A vida é cheia de transições e fases. Envelhecer causa uma série de mudanças e qualquer mudança pode levá-lo à solidão. Você estava solitário quando nasceu e chorou até ser acariciado. Você enfrentou a solidão quando entrou na escola. Enfrentamos a solidão quando conseguimos um emprego. Mu­dar de emprego é algo solitário. Perder um ente querido é algo solitário.
Paulo está passando pela transição final de sua vida. Ele sabe que seu tempo é curto — e está-se sentindo solitário. Ele diz: "Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida. Está próxi­mo o tempo da minha partida" (2Tm 4.6). O que ele, na verda­de, está dizendo é: "Meu tempo é curto. Eu sei disso. Posso ser martirizado por Nero muito em breve. Se não for, morrerei devido à idade avançada". Visto que Paulo passa seus últimos dias sozi­nho, ele diz: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça" (v. 7,8). A pri­meira causa da solidão são simplesmente as transições da vida. Qualquer experiência nova com a qual tenhamos de lidar pode ser uma experiência solitária. Para piorar as coisas, tendemos a isolar as pessoas que estão morrendo. Setenta por cento das pessoas que se encontram em asilos nunca são visitadas por ninguém.
Separação
A segunda causa básica da solidão é a separação.
 O isolamento estar longe de seus amigos, de sua família (devido à carreira, ao serviço militar ou qualquer outra razão) pode causar soli­dão. Paulo diz a Timóteo: "Procure vir logo ao meu encontro" (v. 9). Em seguida, Paulo menciona seus melhores amigos; con­tudo nenhum deles está com ele, exceto Lucas. Paulo está numa prisão num país estrangeiro dizendo: "Sinto saudades dessas pes­soas". Esses eram os melhores amigos de Paulo, seus antigos com­panheiros de viagem. Paulo era um homem simples; ele amava estar com as pessoas e nunca ia a lugar algum sozinho. No entan­to, agora, no final da vida, ele experimenta a solidão da separa­ção porque seus amigos estão em outros países.
Hoje você pode pegar um telefone e ligar para alguém. Mas, naqueles dias, Paulo não podia simplesmente estender o braço e falar com uma pessoa que estivesse num lugar distante. Levava muito tempo para se chegar até alguém. Paulo sentia-se solitário, pois estava afastado de seus amigos.
Por duas vezes nesta passagem (v. 9,13) ele pede a Timóteo que venha estar com ele e, mais adiante (v. 21), diz: "Procure vir antes do inverno". Por que ele diz isso? Ele está dizendo: "Ti­móteo, eu posso não estar aqui por muito tempo. E eu quero mui­to ver você. Venha ver-me".
Quem você precisa procurar? Para quem precisa escrever uma carta de agradecimento? Você precisa fazer isso agora, enquanto ainda há tempo. Ajude a aliviar a solidão de alguém.
Oposição
A terceira causa básica da solidão é a oposição.
Paulo diz: "Ale­xandre, o ferreiro, causou-me muitos males" (v. 14). Em outras palavras, ele está dizendo: "Eu não apenas estou ficando velho e sozinho nesta prisão, como também estou sendo atacado". Não sabemos o que Alexandre fez a Paulo. Talvez tenha difamado o nome de Paulo ou atacado sua reputação. Talvez ele estivesse fazendo com que as pessoas se voltassem contra Paulo. A palavra grega traduzida como "males" neste versículo significa literal­mente opor-se ou resistir. Sofrer oposição vigorosa cria um genuíno sentimento de solidão.
Algumas das coisas mais cruéis podem ser ditas por crianças que brincam no parque. Você se lembra de quando era criança e todos se uniam contra você? De repente, durante o recreio, a inconstante balança da popularidade pendia para o outro lado e todos ficavam contra você: "Você não é mais nosso amigo!". To­dos se opunham e você se sentia sozinho. Atravessar uma experiên­cia dolorosa como essa sofrer rejeição enquanto todos os ou­tros estão-se divertindo faz com que você se sinta solitário. Ser mal-entendido, envergonhado e humilhado leva à solidão. Quando isso acontece, somos tentados a nos fechar em nossa concha e erguer muros ao nosso redor. No entanto, fazer isso só nos torna mais solitários ainda.
Rejeição
A quarta causa básica da solidão é a mais séria de todas, a que causa mais dor.
E a solidão da rejeição. Ela acontece quando você sente que foi traído, foi esquecido, foi abandonado na hora da necessidade pelas pessoas mais próximas a você.
Paulo sentia-se assim; ele se sentia abandonado. Em relação ao seu julgamento perante Nero, Paulo diz: "Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandona-ram" (v. 16). E quase possível ouvir a dor na voz de Paulo: "Quan­do as coisas complicaram, todos se foram. Quando o julgamento esquentou, ninguém estava aqui". Ninguém falou em sua defesa; todos escaparam.
A rejeição é uma das coisas mais difíceis com as quais um ser humano pode lidar. E por isso que o divórcio é tão doloroso e é por isso que Deus abomina o adultério: é uma trai­ção e isso machuca vidas. E uma infidelidade, um desprezo, um abandono, e é uma experiência muito dolorosa. Deus diz que todo ser humano tem a necessidade emocional de aceitação e violar essa necessidade é um pecado muito sério.
Lidando com a solidão
Há maneiras saudáveis de lidar com a solidão e outras que só agravam o problema. Uma das formas de agravar o problema é viciar-se em trabalho. Você gasta todo seu tempo e sua energia trabalhando e trabalhando. Você levanta pela manhã e trabalha o dia todo até que, à noite, você desaba na cama, exausto. No entanto isso acaba prejudicando você física e emocionalmente.
Algumas pessoas se tornam materialistas: elas compram tudo o que podem. "Se eu tiver muitas coisas ao meu redor, então serei feliz". Mas coisas não trazem satisfação. Se colocassem você numa ilha e lhe dissessem "Você pode ter qualquer coisa que quiser, exceto contato humano", por quanto tempo você acha que seria feliz?
Não muito tempo, porque coisas não satisfazem. Você não pode comprar a felicidade. A forma de punição mais devastadora é o confinamento na solitária, porque pessoas precisam de outras pessoas. Nós precisamos interagir. Precisamos ser aceitos e amados.
Algumas pessoas têm um caso, um relacionamento fora do casamento. Outras procuram o álcool ou as drogas. Ainda outras se perdem num mundo de fantasia lendo romances ou vendo muita televisão. Algumas pessoas não fazem nada apenas se entregam à autocomiseração.
Paulo, no entanto, fez quatro coisas para combater a sua soli­dão e elas são tão apropriadas hoje quanto foram para Paulo em seus dias de dificuldades. Essas quatro coisas são: aproveitar, mini­mizar, identificar e concentrar.
1- Aproveitar
O primeiro modo de tratar a solidão é aproveitar seu tempo sabia­mente. Em outras palavras, tire o melhor de uma situação ruim.
Resista à tentação de não fazer nada. A solidão tende a nos para­lisar se simplesmente nos sentarmos e não fizermos nada. Resista a isso, pense numa maneira criativa de tirar proveito de sua falta de distrações.
Se a vida lhe dá um limão, faça uma limonada. O que você puder fazer, faça. Foi isto que Paulo fez: "Enviei Tíquico a Efeso" (v. 12) e "Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergami­nhos" (v. 13). Paulo recusou-se a ficar desanimado. Ele não dis­se: "Pobre de mim, pobre de mim". Ele não reclamou: "Deus, é isso o que eu recebo por trinta anos de ministério? E essa a minha recompensa por fundar muitas igrejas, por ser o maior responsá­vel pela divulgação do evangelho no mundo romano? E isso o que eu recebo morrer sozinho numa prisão úmida de Roma?".
Não havia autocomiseração em Paulo! Em vez disso, ele disse: "Se é para ficar sozinho, então que fique confortável. Vou tirar o melhor proveito desta situação desagradável. Traga meu casaco para que eu fique ao menos aquecido".
Em geral, pessoas que se sentem sós não cuidam de si próprias. Não se alimentam bem, não se exercitam e ignoram suas necessi­dades pessoais. Mas Paulo disse: "Traga meu casaco e meus li­vros; vou tirar proveito dessa falta de interrupção; vou usar esse tempo para estudar e escrever". Essa foi uma grande mudança no ritmo de Paulo, pois ele era uma pessoa ativa, um fundador de igrejas. Mais do que qualquer outra coisa, ele queria estar no Coliseu, pregando, em vez de estar na prisão, estudando. Mas, às vezes, Deus pode usar a solidão para o bem.
Se Paulo estivesse no Coliseu, ele estaria pregando; mas, em vez disso, Deus o deixou na prisão e nós recebemos uma parte do Novo Testamento!
Provavelmente a única forma de Deus conseguir que Paulo ficasse quieto era colocá-lo na prisão. E a atitude de Paulo foi: "Se eu não posso estar onde a ação está, vou criar alguma ação aqui mesmo".

2- Minimizar
A segunda forma de lidar com a solidão é minimizar a dor.
 Não dê tanta importância à solidão. Não a exagere e não fique repetindo vezes sem conta: "Estou tão sozinho, estou tão sozinho". Não per­mita que a solidão o transforme numa pessoa amargurada e não permita que o ressentimento ache lugar em sua vida. Paulo disse: "... ninguém apareceu para me apoiar [...] Que isso não lhes seja cobrado" (v. 16).
Paulo tinha muito tempo disponível, mas, se havia uma coisa para a qual ele não tinha tempo, era ficar ressentido. Ele sabia que o ressentimento apenas torna você mais solitário e ergue uma parede ao seu redor. Ele o aprisiona na prisão que você mesmo constrói e afasta as pessoas para longe, pois ninguém gosta de estar com um cético, uma pessoa que está sempre amargurada e reclamando. Paulo disse: "Eu quero ser uma pessoa melhor; por isso vou aproveitar meu tempo e minimizar a dor".

3- Identificar
A terceira forma de lidar com a solidão é identificar a presença de Deus. Paulo disse: "Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças" (v. 17).
Onde está Deus quando você está sozinho.7 Bem ao seu lado. Jesus disse: "Não os deixarei órfãos" (Jo 14.18). Deus disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hb 13.5).
Não há lugar onde Deus não esteja. Ele está em todo lugar, em todo tempo, e você pode falar com ele constantemente. Quan­do você compreender isso, verá que nunca está realmente sozi­nho.
A oração é uma fantástica ferramenta para ser usada em tempos de solidão. Fale com Deus e deixe que ele fale com você. Davi aprendeu que a comunhão com Deus é um tremendo antí­doto contra a solidão. Ele clamou: "Deus, estou tão sozinho. O rei Saul está me perseguindo e estou sozinho nesta caverna. Mas então volto meus pensamentos para ti. Para onde posso me afas­tar de tua presença? Se subir ao céu, lá estas. Em qualquer lugar da Terra tu estás. Não posso escapar de ti" (cf. SI 139). Davi aprendeu que a solidão é um sinal de que é tempo de conhecer melhor a Deus.
Amy Grant tem uma canção muito bonita que diz: "Eu amo um dia solitário. Ele me dá oportunidade de me voltar para Deus". Então, o que você deve fazer? Faça o que Paulo fez. Não fique desanimado; não ceda à tentação de não fazer nada. Aproveite seu tempo. Faça-o valer a pena.

4- Concentrar
O quarto modo de lidar com a solidão é concentrar-se nas necessida­des dos outros.
Em vez de ficar olhando para dentro de você mes­mo, focalize o exterior, concentre-se nas outras pessoas. Em vez de olhar para si, olhe para os outros. Comece a ajudar outras pessoas que estão sós. Foi isso o que Paulo fez. O alvo da vida de Paulo era um ministério voltado para os outros: servir aos outros sem concen­trar-se em si mesmo. Como ele disse: "Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem" (2Tm 4.17). No fim de sua vida, Paulo estava sozinho, mas, mesmo assim, ele não esqueceu seu objetivo principal: ajudar outras pessoas.
Precisamos parar de construir muros entre nós e as outras pes­soas e começar a construir pontes. Precisamos parar de reclamar: "Deus, estou tão sozinho" e começar a dizer: "Deus, ajuda-me a ser um amigo para alguém hoje. Ajuda-me a construir uma pon­te, e não um muro".
O amor é o antídoto da solidão. Em vez de esperar que seja­mos amados, precisamos dar amor e, então, o amor nos será dado abundantemente.
Conclusão
O que Deus tem a dizer a respeito de sua solidão?
 A primeira coisa é: "Eu entendo. Eu realmente compreendo". O Filho de Deus sabe o que é ficar sozinho. Na hora em que Jesus passava por sua maior dificuldade, um pouco antes de ser crucificado, quando estava no jardim do Getsêmani, seus amigos adormece­ram. Quando os soldados chegaram para levá-lo a fim de que fosse julgado, todos os seus discípulos fugiram. Em seguida, Pedro negou-o três vezes. Quando Jesus levou sobre si, na cruz, os pe­cados da humanidade, ele clamou: "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" (Mc 15.34).
Sim, Jesus sabe o que é a solidão. Por isso ele lhe diz: "Eu entendo como você se sente. Eu me importo com você e quero ajudá-lo". Deixe-o ajudá-lo a vencer sua solidão enquanto você se volta para ele em oração e oferece seu amor a pessoas solitárias ao seu redor!
Autor:Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário